Alcaraz busca virada, derruba Sinner e se sagra campeão do Torneio de Pequim

Com uma reação fulminante tanto no segundo set quanto no tie-break, Carlos Alcaraz derrubou Jannik Sinner na final do Torneio de Pequim, nesta quarta-feira (2), e se sagrou campeão na capital chinesa.


O espanhol venceu o italiano por 2 sets a 1, com parciais de 6×7 (6×8), 6×4 e 7×6 (7×3), em uma batalha de 3h21min.

Alcaraz e Sinner fizeram um duelo parelho ao longo dos dois primeiros sets, alternando bons e maus momentos ao longo das parciais.


A terceira parcial foi a mais equilibrada do duelo até chegar ao tie-break, quando ambos oscilaram demais. Sinner abriu 3×0, mas levou uma dura virada para 7×3, que fez o rival festejar o título.

O resultado confirma a reação do tenista da Espanha nesta reta final da temporada, após sofrer uma dolorosa derrota na final olímpica, contra Novak Djokovic, e ser eliminado de forma precoce no US Open. Desde então, foram nove vitórias consecutivas e este título, em Pequim, torneio de nível ATP 500.




Trata-se do seu quinto título da temporada, sendo o 17º da sua carreira, em sua segunda participação em Pequim. Na primeira, no ano passado, ele havia sido eliminado justamente por Sinner na semifinal.


Alcaraz aumentou a vantagem sobre o italiano no retrospecto: agora são seis vitórias, contra quatro do líder do ranking. O espanhol venceu todos os três duelos com Sinner neste ano.

A final desta quarta reuniu justamente os dois principais candidatos ao título. Sinner era o cabeça de chave número 1, enquanto Alcaraz era o segundo pré-classificado. O primeiro set foi marcado pelas chances desperdiçadas pelo espanhol, que chegou a ter dois set points no tie-break.

Com Sinner liderando o placar, Alcaraz cresceu em quadra e foi mais efetivo no segundo set, buscando o empate na final. Embalado, o espanhol faturou a primeira quebra de saque na terceira parcial e abriu vantagem. Mas voltou a oscilar e viu Sinner igualar o marcador, forçando a disputa de mais um tie-break, quando o roteiro se inverteu: o italiano saiu na frente, mas sofreu a virada.

A conquista desta quarta faz Alcaraz se tornar o primeiro a vencer um torneio ATP 500 nos três pisos do circuito. Além disso, se tornou o mais jovem campeão em Pequim, com 21 anos, desde o título do cipriota Marcos Baghdatis, em 2006.

Na próxima semana, Alcaraz subirá para o segundo lugar do ranking, crescimento que já havia garantido no decorrer do torneio chinês. Sinner, apesar da derrota, continuará com ampla vantagem na primeira colocação na lista da ATP.

Veja também

Entenda como clã Schumacher tem aos poucos baixado 'muralha de privacidade'

Schumacher

Entenda como clã Schumacher tem aos poucos baixado ‘muralha de privacidade’

Eleição no COB: Marco La Porta e Yane Marques prometem pelo menos três mulheres na direção

esportes olímpicos

Eleição no COB: Marco La Porta e Yane Marques prometem pelo menos três mulheres na direção



Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima