Conheça Caio Falcão, primeiro jovem de Recife a ser convocado pela Major League Baseball

O beisebol tem conquistado cada vez mais espaço no Brasil. Isso se deve à atuação da Major League Baseball (MLB), a liga estadunidense que é uma das mais prestigiadas e rentáveis do mundo, responsável pelo maior contrato da história dos esportes, avaliado em aproximadamente R$ 4,6 bilhões, que instalou, em São Paulo, uma base para captar jovens promissores no país.


O projeto, desenvolvido no Centro de Treinamento Yakult, da Confederação Brasileira de Beisebol e Softbol (CBBS), reúne jovens de diversas regiões do Brasil. Agora, pela primeira vez, o Recife terá um representante.




Aos 14 anos, Caio Falcão, morador do bairro de Afogados, na Zona Oeste do Recife, foi um dos 50 jovens selecionados para integrar a Academia de Beisebol em Ibiúna. Esta é uma conquista histórica para a Capital pernambucana, que nunca havia contado com um atleta local participando do projeto.


“O beisebol apareceu na minha vida do nada. Tive apoio do meu irmão e do meu treinador Davi, que treina desde os 15 anos. Eles me incentivaram a praticar o esporte. Eu treinei bastante quando o teste apareceu, não sabia de muita coisa. Passava horas rebatendo as bolas para aprender”, conta Caio.


Aos 14 anos, o atleta foi convocado pela maior liga de beisebol do mundo. Foto: Paullo Allmeida/Folha de Pernambuco


O jovem teve passagens pelas equipes do Recife Mariners e Recife Samurais, na categoria adulta. Caio foi peça chave na primeira vitória dos Samurais, por 6×4, contra o Recife Ravens.


Integrante do projeto “Arremessando para o Futuro”, que fomenta a prática do beisebol no Recife, Caio revela que muitos tentaram desviar sua atenção para outros esportes ao longo de sua trajetória, mas seu maior sonho sempre foi chegar à MLB.


“A sensação de conquistar a vaga é muito boa. Enfrentei muitos desafios, muita gente falava que o futebol era melhor, que teria mais oportunidades, mas eu sempre acreditei no beisebol. Meu maior sonho é me tornar um jogador da MLB e ser um dos maiores, jogando ao lado dos jogadores que eu acompanho na televisão”, enfatiza. 


Caio se emociona ao descobrir convocação para a MLB. Foto: Paullo Allmeida/Folha de Pernambuco


Jaime Natrodt, um dos fundadores do projeto, que atende mais de 100 crianças e adolescentes entre 10 e 16 anos, destaca a importância da conquista para o beisebol em Pernambuco.


“A classificação de Caio representa muito para a visibilidade que a gente busca no estado. Hoje, a gente comumente escuta a frase: ‘eu não sabia que tinha beisebol no Recife’, e tem. É algo que a gente escuta todos os dias, mesmo com o esporte na cidade há 17 anos”, pontuou Natrodt. 


Passado e futuro caminham juntos


Referência no beisebol, André Rienzo, representante da MLB no Brasil e ex-arremessador de equipes profissionais como o Chicago White Sox e Miami Marlins, celebrou a conquista inédita para o Recife. 


“A ida do Caio para a MLB é histórica. Nunca nenhum menino de Recife foi, nem mesmo antigamente, quando era pago. Lá, nós oferecemos alimentação, psicólogo, educação dentro e fora do campo, escola particular e muitas outras coisas. Está saindo um menino da cidade por um potencial que ele mostrou ter”, disse Rienzo.


Caio Falcão e André Rienzo, ex-jogador de beisebol da MLB. Foto: Paullo Allmeida/Folha de Pernambuco


Considerado o maior centro de treinamento da MLB, a Academia de Beisebol foi responsável pela formação de grande parte dos atletas da inédita medalha de prata conquistada pelo Brasil nos Jogos Pan-Americanos de 2023.


Orgulhosos, os pais de Caio, Anderson Menezes e  Michele Falcão, celebraram a conquista histórica do filho.


“Admiro muito a dedicação dele, especialmente ao beisebol, que é um esporte diferente. Todos os domingos, Caio treinava debaixo do sol. Para mim, ele é um grande orgulho. Sou fã do meu filho”, diz Anderson.

 

Veja também

Seleção Pernambucana de Handebol feminino disputa final do Campeonato Brasileiro neste sábado (21)

Handebol

Seleção Pernambucana de Handebol feminino disputa final do Campeonato Brasileiro neste sábado (21)

Santa Cruz vence América-RN em jogo-treino no CT Ninho das Cobras

Vitória

Santa Cruz vence América-RN em jogo-treino no CT Ninho das Cobras

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima